sábado, 15 de novembro de 2014

UMA HISTORIA SOBRE O TAJÁ

A PLANTA QUE ESPREITA
            Todos conhecem uma linda historia de amor indígena que fez brotar uma nova planta que chamaram de tamba-tajá. Mas será que você conhece a outra historia da “Tajá”, se você não conhece, mas tá afim de saber continue lendo e você saberá por que há pessoas que a chamam de índio de cocora!
---------------------------------------------------------------


            Há muito tempo numa tribo indígena havia um índio que a todas as mulheres da tribo agradava exceto uma que não via grande atrativo nele. Mas parecia haver uma controversa, o índio Coronovi-tataja sempre sonhou em ter aquela bela índia para si, aquela que era a única a não quere-lo.
            Ele começou a observa-la escondido a bela índia nos afazeres diários. E no ponto mais auto de sua louca obsessão não queria mais se alimentar ou dormir, somente o que desejava era continuar ali escondido observando a causa de sua loucura, a índia nunca o viu naquele lugar parado de olho nela.
            Num certo dia ele morre e as folhas das arvores mais as chuvas fazem com que seu corpo seja engolido pela terra e tempos depois a índia observa nascer uma planta e crescer com grandes folhas roxas escuras e de formato triangular se assemelhando a um coração, mas era a noite que ela via debaixo da planta aquele mesmo índio a quem desprezava acocado a observando fixamente, escondido e protegido do sereno da noite e das chuvas rotineiras pelas enormes folhas roxas.
 -------------------------------------------------------------
Atenção: essa historia sofre diversas modificações por conta da sua disseminação ser feita boca a boca. Há quem diga que essa planta também é morada de um grande cachorro negro que salta para fora das folhas durante o período da noite e esconde-se dentro delas durante o dia, mas essa historia cotaremos depois.

Autor: Leonardo Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário